Carregando...

Kanban

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas Origem do Sistema Kanban?

O sistema Kanban surgiu após a Segunda Guerra Mundial, pela necessidade da indústria japonesa que passava uma séria crise econômica. Funcionários da Toyota observaram organizações americanas, com o objetivo de encontrar algum processo de produção que pudesse ser adaptado a realidade japonesa. Eles precisavam de uma metodologia para ser aplicada em um ambiente de demanda limitada e de grande variabilidade de produtos, que proporcionasse mais flexibilidade e agilidade ao processo. Observando a reposição de estoque em supermercados americanos, desenvolveram a metodologia Kanban, que somente após 12 anos de melhorias entrou em pleno funcionamento. Depois disso, se difundiu rapidamente nas indústrias japonesas.

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas O que é Kanban?

A metodologia Kanban é uma ferramenta para controle do andamento da produção, para acompanhar a evolução dos processos. Também é uma forma de Gestão à Vista, pois deixa os itens de controle mais importantes disponíveis a toda equipe, de maneira visual, melhorando a comunicação interna da organização. Em apenas um quadro temos a visão do todo, a posição dos cartões indica o que já foi realizado e o que precisa ser feito, e a medida que as atividades são realizadas o cartão muda de posição. No controle de estoque, a medida que os cartões kanbans se acumulam no quadro sabemos que o estoque está sendo consumido, para uma certa quantidade de cartões no quadro parte a ordem de produção.

Originalmente, o sistema Kanban foi desenvolvido para o ambiente industrial, para controlar o estoque e as ordens de produção. Mas pode ser utilizado também em áreas administrativas e de serviços, indicando a etapa na qual cada tarefa está (em aberto, em andamento, finalizadas, etc). O objetivo desse sistema é eliminar etapas desnecessárias da produção, tornar a comunicação direta e ter um controle mais eficiente das atividades em aberto na organização. Além disso, aumenta a produtividade e a padronização, elimina estoques, reduz custos e desperdícios.

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas Como funciona o Sistema Kanban?

Para aplicação do método é necessário o uso dos cartões Kanban e do quadro de produção. Os cartões devem conter as informações necessárias para produção e controle do estoque. De acordo com a demanda de cada peça, os cartões são colocados no quadro de produção. O quadro deve possuir áreas específicas que indiquem a situação do estoque: estoque abastecido, necessidade de produzir e margem de segurança sendo utilizada.

Na indústria, são os cartões kanbans que irão puxar a produção, eles funcionam como uma ordem de requisição e como uma ordem de produção. Por exemplo, um lote de produção equivale a 10 cartões, quando 6 cartões tiverem sido utilizados (estiverem pendurados no quadro Kanban) parte a ordem de produção de um novo lote, os 4 cartões que ainda estão disponíveis serão utilizados durante a fabricação do próximo lote.

O princípio da ideia é produzir para o cliente e não para o estoque, o cliente final ou um processo interno. A produção só irá acontecer mediante a necessidade real de produção, controlando um estoque mínimo, suficiente apenas para atender a demanda durante o tempo de produção de um novo lote, apenas o necessário para não parar a produção.

Curso Gestão da Qualidade Veja mais em:

Sete Ferramentas da Qualidade

– Ferramentas de Planejamento Estratégico

– Outras Ferramentas da Qualidade

– FMEA
– Kanban

– Servqual


Anúncio