Carregando...

Diagrama de Pareto

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas Princípio ou Lei de Pareto

Antes de falar do Diagrama de Pareto (ou gráfico de Pareto), vamos entender o que está por trás dele: o princípio de Pareto. Ele é baseado na regra 80-20, que afirma que aproximadamente 80% das consequências provém de apenas 20% das causas.

Essa ferramenta é uma das Sete Ferramentas da Qualidade e é utilizada na definição de prioridades, para definir onde teremos melhor resultado com menor esforço. De acordo com o princípio, aproximadamente 20% de esforço para obter 80% de resultado. Quando temos uma não conformidade para tratar, o objetivo é eliminar suas consequências. Lembrando que os recursos são escassos, precisamos investi-los na direção certa. De preferência, onde gastaremos menos recursos, mas principalmente, onde obteremos o melhor resultado. Precisamos separar o joio do trigo, “os poucos vitais dos muitos triviais” (Joseph Juran).

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas Como funciona o Diagrama de Pareto?

Essa ferramenta é composta de um gráfico de barras, ordenado de acordo com a frequência da ocorrência, da mais frequente para a menos. Por exemplo, ao verificar repetição de algumas falhas em um processo, podemos usar essa ferramenta para definir quais delas serão abordadas prioritariamente. Como temos em evidência quais são as ocorrências que mais se repetem, consequentemente, temos aquelas que merecem mais atenção da organização.

Mas, além de dizer que a prioridade está naquelas que aparecem com maior frequência, o Diagrama de Pareto também diz até qual ocorrência devemos atacar. O Princípio de Pareto diz que 80% das consequências provém de apenas 20% das causas, então atacamos as ocorrências até um total próximo de 80%. O Diagrama de Pareto indica o percentual acumulado das ocorrências, mostrando claramente quando estamos próximo desse valor.

Assim como o Histograma, o Gráfico de Pareto é usado para facilitar a interpretação de dados coletados. Essa coleta pode ser feita com a Folha de Verificação, outra das Sete Ferramentas da Qualidade. Seu diferencial está na visualização das causas ordenadas a partir da mais importante, a indicação do percentual que a causa mais frequente representa dentro do total e o percentual acumulado das causas. Dessa forma, identificamos diretamente a relação de causa e efeito de cada ocorrência.

Curso Gestão da Qualidade Veja mais em:

Sete Ferramentas da Qualidade

– Fluxograma de processos
– Folha de verificação ou Checklist
– Diagrama de Causa e Efeito
– Histograma
– Diagrama de Pareto
– Carta de Controle
– Diagrama de dispersão

– Ferramentas de Planejamento Estratégico

– Outras Ferramentas da Qualidade


Anúncio