Carregando...

Diagrama de Dispersão

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas Relação de Causa e Efeito

O Diagrama de Dispersão ou Gráfico de Dispersão é uma das Sete Ferramentas da Qualidade. Ele é utilizado sempre que precisamos verificar, comprovar ou aprofundar uma relação de causa e efeito.

Podemos utilizar o Diagrama de Causa e Efeito, outra das Sete Ferramentas da Qualidade, para determinar as possíveis causas de uma falha. Em seguida utilizamos os 5 porquês para encontrar a causa raiz. E finalmente, o Diagrama de Dispersão para verificar a partir de dados coletados se existe alguma relação direta entre a causa e o efeito.

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas Como funciona o Diagrama de Dispersão?

Nesse gráfico temos a representação de duas variáveis (eixo X e eixo Y). Dessa forma podemos observar como uma variável reage quando a outra se altera. No eixo X do gráfico, deve ficar a variável independente, que é a causa. E no eixo Y do gráfico, deve ficar a variável dependente, o efeito. Cada ocorrência é representada por um ponto.

De acordo com a disposição dos pontos, conseguimos verificar se as variáveis tem correlação ou não e conseguimos verificar também a intensidade dessa correlação. A correlação pode ser:

  • positiva: quando uma variável aumenta, a outra também aumenta, formando uma linha crescente no gráfico;

  • negativa: quando uma variável aumenta, a outra diminui, formando uma linha decrescente no gráfico;

  • nula: quando os pontos não formam uma linha reta, os pontos ficam dispersos no gráfico, indicando que não existe correlação entre as variáveis;

  • forte: quando os pontos estão próximos uns dos outros, formando uma reta bem definida; e

  • fraca: quando os pontos estão mais dispersos, mais distantes uns dos outros, percebemos a reta, mas não fica tão bem definida.

Na figura acima, podemos observar que existe uma correlação negativa entre as variáveis, quanto maior o IMC, menor o tempo de lazer ao ar livre.

Quando estamos trabalhando com hipóteses de causas para um efeito, podemos fazer diversos diagramas de dispersão, alterando a variável do eixo X. Dessa forma, podemos comprovar e descartar a relação entre as variáveis. E ainda podemos comparar qual causa apresenta maior intensidade da relação.

Curso Gestão da Qualidade Veja mais em:

Sete Ferramentas da Qualidade

– Fluxograma de processos
– Folha de verificação ou Checklist
– Diagrama de Causa e Efeito
– Histograma
– Diagrama de Pareto
– Carta de Controle
– Diagrama de dispersão

– Ferramentas de Planejamento Estratégico

– Outras Ferramentas da Qualidade


Anúncio