Carregando...

Diagrama de Causa e Efeito

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas O que é o Diagrama de Causa e Efeito?

“Errar é humano, permanecer no erro é burrice”, na caminhada pela melhoria contínua não é diferente, falhas podem até acontecer, mas não devem se repetir. Nesse sentido, ao identificar uma falha, precisamos descobrir sua origem (causa), para podermos eliminá-la e assim garantir que não permanecemos no erro.

Uma Não Conformidade (efeito) pode ter diferentes causas, a principal é chamada de causa raiz. Isso não significa que as demais causas possam ser negligenciadas, pois também podem gerar a falha.

Precisamos realizar uma verdadeira investigação para definirmos os suspeitos e, posteriormente, encontrarmos as provas que irão incriminar uns e inocentar outros. Para a investigação, podemos utilizar o Diagrama de Causa e Efeito, uma das Sete Ferramentas da Qualidade, conhecido também como Espinha de Peixe ou Ishikawa. Essa ferramenta possibilita a definição das causas por categorias, garantindo que  foram avaliadas diferentes fontes para determinação das possíveis causas e da causa raiz de um efeito.

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas Como funciona o Diagrama de Causa e Efeito?

Para aplicação dessa ferramenta, inicialmente definimos categorias gerais para a origem das causas, é uma forma de classificar as causas a partir da sua origem. Além disso, utilizando esse método garantimos que a causa foi procurada no processo de forma ampla. Podemos utilizar o 6M para definição dessa classificação inicial:

  1. Método – forma de trabalho: manuais, instruções de trabalho, procedimentos;

  2. Matéria Prima – material utilizado: fornecimento, especificação, armazenamento;

  3. Mão de Obra – colaboradores envolvidos: experiência, treinamento, motivação;

  4. Máquinas – equipamentos em geral: conservação, compatibilidade, operacionalização;

  5. Medidas ou Medição – métricas adequadas: instrumentos, calibração, indicadores; e

  6. Meio Ambiente – interno e externo: clima, local, relacionamentos.

As categorias não se limitam ao 6M, ele é amplamente utilizado por ser suficientemente abrangente e genérico, podendo ser utilizado em diferentes situações. Em todo caso, é livre a definição de diferentes classificações, o importante é que elas facilitem a investigação, garantindo que foram observados causas de todas as origens possíveis.

Feito isso, devemos procurar pelas possíveis causas em cada categoria. Dessa forma, garantimos que a causa será procurada em todos os locais relevantes, que são as categorias definidas. Nem toda categoria serão encontradas possíveis causas, mas o objetivo dessa ferramenta é garantir que as causas foram procuradas de forma ampla. E que dentro das possíveis causas definidas estão as causas reais.

Para constatar a relação de causa e efeito podemos utilizar o Diagrama de Dispersão, outra das 7 Ferramentas da Qualidade.

Curso Gestão da Qualidade Veja mais em:

Sete Ferramentas da Qualidade

– Fluxograma de processos
– Folha de verificação ou Checklist
– Diagrama de Causa e Efeito
– Histograma
– Diagrama de Pareto
– Carta de Controle
– Diagrama de dispersão

– Ferramentas de Planejamento Estratégico

– Outras Ferramentas da Qualidade


Anúncio