Carregando...

Análise SWOT

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas O que é a Análise SWOT?

Uma das ferramentas mais difundidas de Planejamento Estratégico é a Análise SWOT ou Matriz SWOT. Seu nome deriva da abreviação de quatro palavras em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, respectivamente, Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Em português também é conhecida como Análise FOFA.

Utilizamos essa ferramenta para conhecer e analisar o contexto da organização, que é dividido em contexto interno e externo. O ambiente interno é composto de Força e Fraquezas, enquanto o ambiente externo é formado por Oportunidades e Ameaças.

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas Como funciona a Análise SWOT?

O contexto interno diz respeito a características controladas pela organização, questões que podem influir na capacidade da organização de atingir suas metas e resultados pretendidos. Aqueles fatores que podem influenciar positivamente, são as Forças, enquanto aqueles que influenciam negativamente, são as Fraquezas.

Qualidade do produto, clientes fiéis, e equipe qualificada são alguns exemplos de Forças. Exemplos de Fraquezas são marketing fraco, equipamentos obsoletos, lucro reduzido, etc. De acordo com a estratégia definida pela organização, uma fraqueza pode se tornar uma força, por exemplo, se substituirmos os equipamentos obsoletos por outros de última geração.

O contexto externo trata de questões que também podem influir na capacidade da organização de atingir suas metas, mas são externas a organização. Não é possível influenciar ou controlar essas questões. São dividas em Oportunidades e Ameaças (Riscos).

Exemplos de Oportunidade são mão de obra abundante, quebra de barreiras comerciais e falência de concorrentes. Pirataria, aumento de impostos e crise econômica nacional são exemplos de Ameaças. A organização deve determinar estratégias que aproveitem as Oportunidades e minimizem os efeitos das Ameaças, mas ela não consegue eliminar uma Ameaça, por exemplo.

Depois de preencher a matriz com as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, devemos fazer uma analise geral, verificando como um fator interfere no outro, positiva ou negativamente. Dessa forma definimos estratégias considerando todo o contexto da organização.

 

Curso Gestão da Qualidade Veja mais em:

Sete Ferramentas da Qualidade

– Ferramentas de Planejamento Estratégico

Análise SWOT
5 forças de Porter
Matriz de Ansoff
Matriz BCG

– Outras Ferramentas da Qualidade


Anúncio