Nesta página temos uma breve explicação sobre algumas Ferramentas de Planejamento Estratégico, para mais detalhes sobre alguma delas clique no respectivo link:
Análise SWOT
5 forças de Porter
Matriz de Ansoff
Matriz BCG
Planejamento Estratégico é pensar a longo prazo. Trabalhamos muitas vezes apenas apagando incêndios, muitas questões são atendidas apenas quando se tornam urgentes. Mas e antes disso? Porque não receberam a devida atenção? Afinal, o que é mais fácil, apagar um incêndio ou apagar uma brasa?
“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe pra onde ir” – filósofo Sêneca – essa frase ilustra bem a importância de realizar um bom Planejamento Estratégico. Para termos conquistas significativas precisamos dar atenção as questões importantes, antes de se tornarem urgentes. Definir objetivos, metas e planos de ação que proporcionem o ganho planejado a curto, médio e longo prazo.
Existem diversas ferramentas da qualidade para um bom planejamento estratégico, plano de negócios, planejamento operacional, gestão empresarial, etc. Conhecer como algumas delas funcionam ajudará a definir qual atende melhor sua necessidade.
Ferramentas de Planejamento Estratégico
Análise SWOT ou FOFA
- O acrônimo SWOT deriva de quatro palavras do inglês: “Strengths”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats”. Traduzindo: “Forças”, “Oportunidades” e “Fraquezas”, “Ameaças” (FOFA).
- Essa ferramenta permite conhecer melhor o contexto interno da organização, aquele que podemos controlar, e o contexto externo, aquele que não podemos interferir. Dessa forma, podemos traçar estratégias para maximizar as oportunidades e os pontos fortes e minimizar as ameaças e os pontos fracos.
5 forças de Porter
- Essa ferramenta aprofunda a análise do contexto externo, é ideal para analisar a concorrência. Cinco forças competitivas são analisadas: Rivalidade entre concorrentes, Poder de negociação dos clientes, Poder de negociação dos fornecedores, Ameaça de produtos substitutos e Ameaça de novos concorrente.
- Esse método possibilita, de forma simplificada e sistemática, determinar a concorrência e a lucratividade de seu setor econômico. Conhecer essas informações maximizarão suas chances de sucesso.
Matriz Ansoff
- Chamada também de Matriz Produto Mercado, essa ferramenta auxilia na definição de qual estratégia usar para alcançar crescimento: Penetração de mercado, Desenvolvimento de novos produtos, Ampliação de mercado ou Diversificação (ampliação de produtos e mercados).
- Esse método avaliará a relação de produtos novos e produtos existentes, com mercados novos e mercados existentes. E combinada com a utilização de outras ferramentas de planejamento estratégico, ajudará a responder as perguntas: para quem vender e o que vender.
Matriz BCG
- Com essa ferramenta, podemos verificar o desempenho dos nossos produtos no mercado e definir a melhor estratégia a para a organização. Essa análise deve ser feita periodicamente, pois o mercado vive em constante alteração. É necessário ter informações sobre o lucro de cada produto e orçamento sobre investimentos necessários.
- Para descobrir quais produtos geram maior lucro com menor investimento, a ferramenta analisa o crescimento do mercado e a nossa participação nele, através de quatro categorias: Estrela (produtos que geram grande receita, com alto investimento), Vaca Leiteira (produtos que geram grande receita, com baixo investimento), Interrogação (produtos que não geram lucro/prejuízo significativo, promessas) e Abacaxi (produtos com baixa performance).
Modelo Canvas
- É uma ferramenta utilizada para elaboração de modelos de negócios no formato de um quadro, útil para analisar e organizar novos negócios. Seu principal benefício está em possibilitar uma visão geral e flexível do empreendimento.
- De utilização fácil e intuitiva, é necessário preencher um quadro que está dividido em quatro áreas (como, o quê, para quem e quanto), que por sua vez representam nove subdivisões (principais parcerias, atividades e recursos; proposta de valor; relacionamento com clientes, segmento de clientes e canais de comunicação; custos e receitas).
Balanced Scorecard – BSC
- Essa ferramenta é composta por diversos elementos, sendo os principais:
– A definição de indicadores para cada uma das quatro perspectivas estratégicas (Financeira, Cientes, Aprendizado e Processos Internos). A meta principal é encontrar formas de inovar sob diferentes perspectivas.
– Construção de um mapa estratégico que irá sintetizar o que precisa ser feito para atingir as metas estabelecidas para cada um dos indicadores.
Veja mais em:
– Sete Ferramentas da Qualidade
– Ferramentas de Planejamento Estratégico
– Análise SWOT
– 5 forças de Porter
– Matriz de Ansoff
– Matriz BCG