Carregando...

Matriz BCG

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas O que é a Matriz BCG?

Desenvolvido em 1970 pela empresa de consultoria Boston Consulting Group (BCG), daí o nome da Matriz BCG. Essa ferramenta consiste na análise do ciclo de vida dos produtos e serviços de uma organização. Esse ciclo é dividido em 4 etapas: produtos que não geram lucro/prejuízo significativo (promessas); produtos que geram grande receita, com alto investimento; produtos que geram grande receita, com baixo investimento; e produtos que geram prejuízos. No planejamento estratégico relacionados a produtos podemos utilizar também a Matriz Ansoff que auxilia na análise da relação de mercados e produtos.

Com ela podemos analisar a carteira de produtos, serviços ou unidades de uma organização. Verificamos a lucratividade de cada um, observando a receita gerada e os investimentos necessários. E definimos a viabilidade de manter sua disponibilidade em carteira ou descontinuar.

Ferramentas para gestão, gerenciamento, controle, técnicas Como funciona a Matriz BCG?

Imagens – matriz original e para empreendedores

Para realizar essa análise é necessário possuir dados sobre a participação de cada produto no lucro da organização e sobre valores referentes a investimentos possíveis (como marketing).

Essa ferramenta de planejamento estratégico ajuda na definição da continuidade ou não de um produto. Ao classificar o produto ou serviço em uma das 4 categorias abaixo, conseguimos definir melhor qual estratégia seguir para cada um deles:

  • Produto Vaca-leiteira: são aqueles que geram muito lucro, sem a necessidade de grandes investimentos.

  • Produto Estrela: são aqueles que geram muito lucro, mas para isso precisam de grandes investimentos.

  • Produto Interrogação: são aqueles que são uma promessa, não geram muito lucro pois ainda precisam de grandes investimentos.

  • Produto Abacaxi ou Cachorro: são aqueles que não geram lucro e as vezes geram até prejuízo, não vendem bem, nem merecem aumento dos investimentos.

Podemos fazer essa análise para cada produto da organização, se não houver muitos, ou para os principais se a carteira de produtos for muito extensa. Então definimos o futuro de cada um deles na organização, por exemplo, ampliar a participação no mercado, manter a participação no mercado ou deixar de comercializar o produto.

Curso Gestão da Qualidade Veja mais em:

Sete Ferramentas da Qualidade

– Ferramentas de Planejamento Estratégico

Análise SWOT
5 forças de Porter
Matriz de Ansoff
Matriz BCG

– Outras Ferramentas da Qualidade


Anúncio