Carta de Controle, Gráfico de Controle ou Controle Estatístico de Processo (CEP)
A Carta de Controle é uma ferramenta muito utilizada para acompanhar um processo. Ela mostra de forma ampla as informações relevantes, a partir de um padrão de referência, possibilitando o controle eficiente do processo.
Uma das ferramentas mais ricas dentro das Sete Ferramentas da Qualidade. Evidencia se o processo está seguindo conforme esperado e indica quando ele apresenta sinais de desvio, agilizando a resposta e providências necessárias para melhoria do processo e correção de variações indesejadas.
Como funciona a Carta de Controle?
Ela é uma ferramenta gráfica composta de três linhas de referência para análise da evolução dos dados:
-
limite superior de controle (LSC): é a média mais três vezes o desvio padrão.
-
limite inferior de controle (LIC): é a média menos três vezes o desvio padrão;
-
linha média;
Tanto no cálculo da LSC, quanto da LIC, utilizamos três vezes o desvio padrão, para garantir a confiabilidade, de acordo com a metodologia Seis Sigma.
São realizados registros de valores de referência, como por exemplo média ou amplitude, de forma cronológica. Assim, podemos acompanhar a evolução dos dados com o passar do tempo. Muitas vezes, conseguimos detectar os desvios antes mesmos de sentirmos seus efeitos. Podemos dizer que o controle é feito praticamente em tempo real, o intervalo entre as medições irá variar de acordo com a natureza do procedimento, mas são realizados de forma contínua. Assim, podemos verificar se estão dentro da variação tolerável e providenciar medidas que impeçam a continuidade de algum desvio, assim que ele for observado, impedindo que o problema tome proporções maiores.
Veja mais em:
– Sete Ferramentas da Qualidade
– Fluxograma de processos
– Folha de verificação ou Checklist
– Diagrama de Causa e Efeito
– Histograma
– Diagrama de Pareto
– Carta de Controle
– Diagrama de dispersão