O que é o Histograma?
O Histograma é uma ferramenta gráfica dentro das Sete Ferramentas da Qualidade. Ele é usado para auxiliar no entendimento de como dados coletados se comportam. Quando queremos ou precisamos analisar uma situação, o primeiro passo é coletar informação e analisá-las, garantindo que as decisões da organização são baseadas em dados concretos. Isso pode ser feito com a Folha de Verificação, outra das Sete Ferramentas da Qualidade.
Feito isso, precisamos entender o que os dados tem a nos dizer. E nem sempre essa análise é direta, nem sempre o comportamento dos dados é tão claro. Então, utilizamos o Histograma para facilitar essa compreensão, para clarear nossa visão. Mas mesmo quando entendemos o funcionamento dos dados sem a necessidade do Histograma, podemos usá-lo para apresentar os dados em uma reunião ou em um relatório, por exemplo.
Como funciona o Histograma?
Os dados coletados podem ser:
- qualitativos: indicam uma classificação, por exemplo sim ou não, verdadeiro ou falso, aprovado, em análise e reprovado; ou
- quantitativos: números inteiros (contagem), números decimais (média ou uma medida), intervalos ou períodos.
O Histograma é um gráfico de colunas, a altura da coluna indicará o volume da ocorrência, a frequência, enquanto na base estará indicado o tipo de ocorrência, que podem ser qualitativos ou quantitativos.
Quando utilizamos essa ferramenta, percebemos com maior facilidade a:
- centralidade ou mediana: frequência média ou ponto médio;
- amplitude: os picos, o que é mais frequente, se repete mais vezes; e
- simetria ou dispersão: a distribuição, padrão de ocorrência.
Conhecendo essas informações, as decisões futuras estarão baseadas na realidade constatada na coleta de dados e proporcionarão melhor planejamento estratégico.
Veja mais em:
– Sete Ferramentas da Qualidade
– Fluxograma de processos
– Folha de verificação ou Checklist
– Diagrama de Causa e Efeito
– Histograma
– Diagrama de Pareto
– Carta de Controle
– Diagrama de dispersão